Marcadores

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nota de esclarecimento aos estudantes do IFCE- Limoeiro do Norte

Camaradas estudantes nos últimos dias em nosso Campus do IFCE - Limoeiro do Norte,tem-se observado cartazes de uma Organização (Assembléia Nacional dos Estudantes Livres – ANEL),clamando os estudantes a um Congresso Nacional de Estudantes.Mas o que estar em jogo não é esclarecido por seus membros.

Quem é a ANEL?
A Assembléia Nacional dos Estudantes Livre (Anel) foi criada em 2009 pelo PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) depois da tentativa fracassada e da falência da criação da CONLUTE (Coordenação de Luta dos Estudantes). Ambas as organizações foram criadas pelo PSTU para dividir a luta dos estudantes nas universidades e escolas. A Anel é uma invenção do PSTU para ter seu próprio negócio, já que perderam espaço na UNE (União Nacional dos Estudantes),por causa de seu sectarismo perdeu influencia entre os estudantes.,decidindo assim criar sua própria organização para ser hegemônicos.
Quem é a UNE?
A União Nacional dos Estudantes (UNE) existe desde 1938 e esteve presente desde então em todos os acontecimentos importantes da vida do país. Foi a UNE a primeira entidade a defender a criação da Petrobras na campanha “O Petróleo é nosso”. Também ela esteve à frente das mobilizações contra o nazi-fascismo na Segunda Guerra Mundial.
Durante a ditadura militar, o movimento estudantil foi um dos principais pólos de resistência da luta democrática e, por isso, muitos foram perseguidos e a UNE, banida. Mas nem a tirania nos calou e vieram as Diretas Já para por fim ao regime dos generais.
Depois, já na década de 90, fomos capazes de lutar e derrubar o presidente Collor e resistir ao processo de sucateamento da educação e entrega do patrimônio brasileiro. Conseguimos remar contra aquela maré brava e ajudar nosso país a chegar aos dias de hoje mais forte, com possibilidades reais de melhorar ainda mais.Sempre com independência frente a governos e partidos, esta a história da União Nacional dos Estudantes – uma entidade necessária para o Brasil.Em julho de 2011, a UNE realizará seu 52º Congresso. É o evento mais importante e mais representativo da juventude brasileira, que reúne estudantes de todos os estados do país para discutir os problemas e as soluções para melhorar a educação.
Os Congressos ocorrem bienalmente e nestes são aprovadas as propostas pelas quais a entidade lutará no próximo período e é eleita a nova diretoria.
Portanto, a UNE é a verdadeira e legitima entidade de representação dos estudantes brasileiros,e chamamos toda a classe estudantil a repudiar as tentativas de grupos por interesses particulares querendo ludibriar os estudantes a dividir a nossa classe.
Porque a UNE somos nós,nossa força,nossa voz.
Valdivino Neto
UJS/UNE

Nenhum comentário:

Postar um comentário